História

Curiosidades da Guia

A Guia foi uma das freguesias mais jovens do Concelho de Pombal tendo sido criada pelo Decreto Lei  74/84 de 31 de Dezembro de 1984, aprovada pela Assembleia de República e publicada na I série – nº 301 do Diário da República de 31 de Dezembro de 1984. A Guia e o Carriço englobam a única parte da orla marítima do Concelho de Pombal.

Em 1 de Junho de 2003 a Guia foi elevada à categoria de vila.

Milagre de Nossa Senhora da Guia
Por volta de 1675, durante as ladaínhas de Maio, os fiéis que assistiam à missa viram a Virgem suar, o que lhes causou grande admiração. Logo o milagre correu, ganhando fama e atraíndo cada vez mais fiéis que resolveram construir à virgem um templo mais digno. Os crentes juram que a Virgem suou 99 vezes. Apesar do milagre a freguesia foi assolada nos anos seguintes pela fome e muitas calamidades.

 

Curiosidades da Ilha

A Freguesia da Ilha foi criada a partir da divisão da freguesia da Mata Mourisca. A primeira ermida do território que constitui a freguesia, foi no ano de 1677, sendo aqui enterradas as vítimas martirizadas pelos soldados aquando das Invasões Francesas. A Ilha é reconhecida pela qualidade do seu artesanato de bracejo e da cestaria.

 

Curiosidades da Mata Mourisca

A freguesia foi, em tempos antigos, uma extensa mata dominada pelos árabes. Com a reconquista Cristã, a região começou a ser povoada sendo sussecivamente doada a diversos Mosteiros e Capitanias. Foi constituída freguesia em 1867.

A Mata Mourisca foi uma freguesia desagregada da freguesia do Louriçal. Segundo a tradição, a designação de Mata Mourisca vem da existência de um homem que tinha uma vaca que se chamava Mourisca. Um dia, o homem ia na mata com uma vaca e viu uma cobra. Então, terá dito para a vaca: “Mata Mourisca!” E desta forma, terá nascido o nome Mata Mourisca.